terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Correção dos exercícios de revisão para a avaliação global do 4º bimestre

Respostas

  1. A política desenvolvimentista prioriza o crescimento econômico, com apoio integral do Estado. O governo JK foi marcado pela crescente abertura da industrialização brasileira ao capital estrangeiro.

  1. Devido à oposição de grupos da sociedade brasileira (militares, empresários, classe média), alarmados pela radicalização política de entidades ligadas aos trabalhadores e pelo temos da implantação do comunismo no país.

  1. a) Pluripartidarismo, composto por partidos como o PTB, PSD e UDN, sendo proibido o funcionamento do PCB.

b) Bipartidarismo, composto pela ARENA (partido que apoiava os militares) e MDB (oposição limitada).

c) Volta do pluripartidarismo, composto por partidos como o PT, PMDB, PTB.

  1. Autoritarismo, bipartidarismo, decretação de atos institucionais, censura, repressão.

  1. A imagem representa a extinção dos partidos políticos pelo AI-2 durante a ditadura, seguido pela adoção do bipartidarismo.

  1. A propaganda do governo Médici consistiu na popularização de seus feitos e no enaltecimento de valores positivos em meio à sociedade brasileira de cunho moralizante. Para isso, o governo utilizou os meios de comunicação (impressa, TV, rádio); as campanhas publicitárias com slogans como “Brasil: ame-o ou deixe-o”, “Ninguém segura este país”; a copa do mundo de 1970; a educação (através do ensino de Moral e Cívica e do MOBRAL); as músicas que exaltavam o país. Assim, buscou-se construir a imagem de um país bem sucedido, a fim de encobrir a repressão e o autoritarismo do regime.

  1. Período de crescimento econômico entre os anos 1970 e 1973, marcado pela redução nas taxas de inflação e aumento do PIB.

  1.  (V)
(F), pois o Brasil manteve estreitas relações diplomáticas e econômicas com os EUA durante a ditadura.
(V)
(F), pois a repressão do regime militar não era divulgada pela mídia, devido à censura aos meios de comunicação.
(V)
(V)

  1. a) Os meios de comunicação mais censurados foram os jornais, as revistas, a TV e o rádio. Além disso, diferentes tipos de produção eram censurados, como cinema, peças de teatro, músicas, livros e novelas.
Os assuntos mais censurados eram as ações da repressão, as ações da oposição, problemas do regime e problemas sociais.
b) Conseqüências da censura para a mídia: vários jornais fecharam, a qualidade das publicações foi comprometida, houve grande prejuízo econômico para os meios de comunicação e para as produções artísticas.

Conseqüências da censura para a sociedade em geral: falta de acesso a informações importantes, ausência de liberdade de expressão.

10. Revogação do AI-5, volta do pluripartidarismo, Lei da Anistia, movimento pelas Diretas Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário